O Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF) é uma instituição dedicada ao estudo e à difusão da Ciência Jurídica. Tem como missão promover a defesa do Estado Democrático de Direito e colaborar com o Poder Público para o aprimoramento das práticas jurídico- administrativas. A instituição empenha-se em fomentar um ambiente de contínuo desenvolvimento e excelência na área jurídica.
Objetivos
- Promover em caráter interdisciplinar estudos, pesquisas, discussões e campanhas sobre a Ciência Jurídica;
- Disseminar conhecimentos sobre o Direito a todos os seus membros e à sociedade em geral;
- Atuar como força representativa nos cenários nacional e internacional, e como instrumento de intervenção político-científica no intento de promover um Judiciário mais adequado às demandas da contemporaneidade;
- Manter intercâmbio com associações congêneres em níveis nacional e internacional.
História
O Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF) foi fundado em 2 de julho de 1970, com o objetivo de difundir conhecimentos jurídicos, promover o estudo do direito e colaborar com os poderes públicos para o aperfeiçoamento da ordem jurídica.
Em reconhecimento à sua importância, o IADF foi declarado de utilidade pública pelo Decreto nº 69.056, de 11 de agosto de 1971, assinado pelo Presidente Emílio Médici, durante as celebrações do sesquicentenário da Independência e do 83º aniversário da República, com o Professor Alfredo Buzaid como Ministro da Justiça.
Em 15 de dezembro de 1982, o IADF criou a Medalha Pontes de Miranda, destinada a juristas cuja obra represente uma notável contribuição para a cultura do Direito no Brasil.
Estatuto
O Estatuto do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF) estabelece as normas e diretrizes para a organização e funcionamento da instituição, definindo as categorias de associados, os requisitos para admissão, direitos e deveres dos membros, bem como as normas para a administração e funcionamento do Instituto. Este documento é essencial para garantir a transparência e a organização das atividades do IADF, promovendo o desenvolvimento jurídico e a defesa do Estado Democrático de Direito.