DISCURSO DA SOLENIDADE VIRTUAL DE POSSE

por Pedro Augusto de Freitas Gordilho

11 de dezembro de 2020

Posse da nova Diretoria
 
Prezado Presidente Eduardo Lycurgo Leite e demais companheiros da Diretoria, autoridades que assistem esse grandioso evento, confreiras e confrades, participantes dessa solenidade virtual, colegas advogadas, colegas advogados,
Prezado amigo e ex-presidente Claudio Santos e demais Diretores, que tanto brilho, polimento, elegância e coerência ofereceram a todos nós, nesses anos de feliz gestão, à frente do IADF.
Iniciamos agora um novo ciclo, um novo desafio, uma nova etapa em nossa história cinquentenária.
Uma história sempre timbrada pela fidelidade aos cânones, ao tomarmos posição na luta pelo Direito.
A submissão do Estado ao Direito, com princípio.
Somente quando esta submissão se afirma, na prática, teremos alcançado um grau de qualidade, indeclinável ao progresso da nação.
É na democracia que se concretiza esse objetivo, pois a sujeição do Poder ao Direito é o único meio de possibilitar o funcionamento de um regime, para o qual o Estado não é um fim, mas um instrumento de realização do bem comum, dos bem-estar dos cidadãos.
Por isso ficam longe de nós, do IADF, os nostálgicos dos tempos trevosos, em que as instituições eram subordinadas a poderes não consagrados na pauta democrática, a oposição era esmagada e a narrativa controlada por meio da censura.
Essa saudação discreta, caros colegas, pretende simbolizar o sentimento que nos move, nós, da nova Diretoria, ao renovarmos as expressões de nosso agradecimento a todos quantos se dispuseram a fazer a escolha, traduzindo-a em sufrágios.
Muito obrigado.

(  *  ) Discurso pronunciado, em 10.12.20, pelo Dr. Pedro Gordilho na solenidade de posse virtual do Presidente e da nova Diretoria do IADF.