CINQUENTENÁRIO DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS DO DISTRITO FEDERAL

02 de julho de 2020

Prezadas confreiras e caros confrades.
Nesta data o Instituto completa seus cinquenta anos de criação e em breves palavras, que serão rememoradas na revista comemorativa dos 50 anos do IADF (em fase de impressão), relembramos que 10 (dez) anos após a criação de Brasília, bem assim da OAB/DF, que completou seus 60 (sessenta) anos recentemente, um grupo de advogados egressos de diversas regiões do País, reuniu-se, em 02 de julho de 1970, no Auditório da Aliança Francesa, para, a exemplo de advogados de outros Estados, criar o Instituto dos Advogados do Distrito Federal.
Presidiu a reunião o Dr. Laudo de Almeida Camargo, notável batônnier, Presidente do Conselho Federal da OAB, que o fez de conformidade com o então vigente Estatuto da Ordem (Lei nº 4.215, de 27.04.1963), que dispunha em seu art. 9º, VII, competir ao Presidente, “promover, nas Seções, a organização do Instituto dos Advogados, visando os mesmos fins do Instituto dos Advogados Brasileiros”, presentes os Drs. Antônio Carlos Osório,  Presidente da OAB/DF e João Batista Prado Rossi, Presidente da OAB/SP e um grupo de jovens advogados, em um total de 60 (sessenta), que formaram o primeiro quadro de associados do Instituto.
Aprovado o Estatuto foi eleita a Diretoria Provisória, e como seu Presidente o sempre lembrado Dr. José Pereira Lira.
Dentre os presentes àquela importante assembleia citamos os nomes de colegas ainda em plena atividade profissional, tais como Roberto Rosas, Pedro Gordilho, Luiz Carlos Bettiol, Carlos Mathias e Washington Bolivar, aos quais, em seus nomes, parabenizamos a todos que tiveram aquela brilhante iniciativa.
Na oportunidade, agradecemos às manifestações de confreiras e confrades, inclusive de outros Institutos, já registradas pela data e comunicamos que, logo seja possível, além do lançamento de nossa revista do cinquentenário, realizaremos uma reunião de congratulações pelo evento com os nossos antecipados parabéns a todos associados que engrandecem, com seu trabalho e suas contribuições intelectuais ao culto do direito, o nosso Instituto.
Francisco Cláudio de Almeida Santos
Presidente