CARTA ABERTA A RUI BARBOSA
05 de junho de 2023
CARTA ABERTA AO SENHOR RUI COSTA
Diante da insensatez e da insanidade verbal, às vezes, o melhor a fazer é silenciar, pois, o silêncio é a mais perfeita expressão do desprezo.
Ocorre que, em alguns momentos, o silêncio só não basta, pois diante de situações em que as coisas importem, ficar em silêncio poderá representar o início do término de nossas vidas.
Cada raiz dessa árvore chamada Brasília tem os traços e culturas de povos diferentes. O fruto dessa árvore é o mais belo, doce e acolhedor que há. Suas flores tem cores fortes que brilham como brilham os olhos e o sorriso das crianças que aqui nascem misturando traços e culturas.
A sociedade brasiliense, composta em sua imensa maioria por pessoas de múltiplas origens, trabalha diuturnamente em silêncio debaixo de “sol a pino”, tentando fazer o melhor.
Quem faz mal ao Brasil não é Brasilia, mas sim, são as pessoas que, como o senhor, praticam a verborragia à torto e à direito, para agradar a uma claque de seguidores. O senhor, do alto de sua ignorância ou por absoluta má-fé, parece desconhecer que Brasília sintetiza a grandiosidade do povo brasileiro.
Brasília é a mais brasileira de todas as capitais. Cada tijolo aqui erguido aqui tem o suor e o DNA do povo brasileiro; daqueles que migraram para cá acreditando no sonho de Juscelino (político ímpar, cuja grandeza de homem público, o Senhor jamais terá um milésimo) ou daqueles que ainda migram para cá todos os anos. Ela foi erguida por verdadeiros brasileiros que deixaram os seus Estados de origem para construi-la nas linhas idealizadas por Niemeyer e Lúcio Costa.
O povo de Brasília é trabalhador, educado e extremamente acolhedor. Os forasteiros, aqui são irmãos. O brasiliense é uma mistura linda; a expressão do brasileiro.
Possivelmente, quando o Senhor aqui chegou pela primeira vez, foi recebido por pessoas que trabalham arduamente e que, estavam de braços abertos para lhe acolher.
O povo de Brasília, ao contrário do que aquilo que o Senhor não só pensa, mas alardeia, é honesto e trabalhador, assim como, a maior parte da população brasileira.
Para as pessoas aqui em Brasília, fazer o certo, significa fazer o certo e quem quiser fazer o errado, que vá para outro lugar.
O povo de Brasília não tolera o desvio de conduta, a falta de educação e o preconceito. Aqui não há fantasia. Brasília é uma cidade marcada pelo trabalho árduo de sua população; pelo esforço e pela luta do bem comum.
Talvez o Senhor desconheça mas, dos 513 Deputados e 81 Senadores da República, Brasília apenas elege 8 deputados e 3 senadores. Os outros 583 parlamentares, vem de outros Estados da Federação. Devemos acreditar que quem entra na Câmara dos Deputados ou no Senado deve ter noção da realidade vivida no seu Estados de origem e, se quiser, verá aqui em Brasília a mesma realidade.
Certamente, os Deputados e Senadores eleitos por Brasília e que muito honram o mandato que lhes foi outorgado, tem conhecimento da realidade da população do Distrito Federal, que não é muito diferente da realidade dos demais Estados da Nação.
A sua recente fala é preconceituosa e, inescrupulosamente, voltada para atacar pessoas honestas que trabalham arduamente todos os dias apenas porque elas moram em Brasília. Seu pensamento e sua fala destoam daquilo que o governo do qual o senhor faz parte apresenta como proposta para um Brasil melhor.
Num País já tão maltratado por 4 anos de discursos de ódio e falas insanas, inclusive durante uma pandemia que ceifou centenas de milhares de vidas de pessoas de bem, tudo o que não precisamos e de um novo arauto da idiotice.
Despedimo-nos, parafraseando a célebre frase do rei Juan Carlos I de Espanha, dita, em 2007, ao então presidente venezuelano Hugo Chavez durante a XVII Conferência Ibero-Americana, “¿Por qué no te callas?”
Com muito orgulho, Brasília, 05 de Junho de 2023
Instituto dos Advogados do Distrito Federal